Topo de página 2020
Logomarca UFG

Atividade Avaliativa para a disciplina Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Democracia.

Acesse aqui as orientações.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL GOIÁS – CURSO DE DIREITO

DIREITOS HUMANOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA

Docentes responsáveis:

Prof. Dr. Alexandre Aguiar dos Santos

Profa. Ma. Edma José Reis

Prof. Me. Vitor Sousa Freitas

Atividade avaliativa

Nobres estudantes, conforme já informado em sala, nossa atividade avaliativa consistirá na produção de um trabalho artístico por meio da fotografia.

Os discentes deverão registrar imagens que simbolizem, traduzam, exemplifiquem, expressem temas discutidos na disciplina.

Além do registro fotográfico, vocês deverão desenvolver legenda para as fotografias, por meio da elaboração de texto que explique para o interlocutor a proposta da fotografia e sua relação com a temática discutida. Aqui também poderão ser citados dispositivos normativos previstos em documentos nacionais e internacionais de proteção a direitos humanos.

As fotos poderão ser tiradas com câmeras comuns, de celulares, tablets, ou profissionais e deverão registrar direitos humanos, movimentos sociais e práticas democráticas no cotidiano.

As fotografias poderão, sugestivamente, trabalhar os seguintes temas ou direitos:

1. Acesso à justiça

23. Refugiados e apátridas

24. Anti-terrorismo

25. Direitos individuais clássicos e novos direitos individuais

Além dos textos trabalhados na disciplina, poderá servir de referência, como já apontado, o conjunto de documentos normativos de direitos humanos. A maior parte deles está disponível no Mini-código de Direitos Humanos sistematizado e publicado pela Associação Nacional de Direitos  Humanos Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP): http://www.andhep.org.br/images/downloads/publicacoes/minicodigo2010.pdf

Abaixo, seguem informações sobre a apresentação da exposição:

Título da exposição: Direitos humanos no cotidiano

Local da exposição: Edifício sede da Regional Goiás

Exposição virtual: será criado sítio virtual para esse fim específico

Temática: Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Democracia

Os estudantes deverão apresentar as fotografias em documento eletrônicos nos formatos “jpeg” ou “png” e em meio físico, em papel fotográfico, com dimensão mínima de 10,2 cm x 15,2 cm afixadas em cartolina de cor preta para fins de exposição em diferentes plataformas. As imagens deverão vir acompanhadas de identificação, na forma seguinte:

Nome da imagem:

Temática:

Autor(es):

Data:

Tipo de câmera:

Técnica de impressão:

Dimensões:

Local onde foram tomadas:

O trabalho poderá ser feito em dupla. Cada estudante ou dupla deverão apresentar no mínimo três fotografias. Reitere-se, elas deverão vir acompanhadas de um texto que reflita sobre as imagens. Reitere-se também que as fotografias deverão ser feitas pelos próprios estudantes e não serão admitidas imagens produzidas por terceiros.

Alerta-se para o fato de que as fotografias em que seja possível identificar pessoas deverão ter autorização das mesmas para serem publicadas, em virtude da proteção do direito humano à imagem. Caso não seja possível obter autorização, os elementos identificadores (rosto, roupa, etc.) deverão ser borrados, esfumaçados, enfim, desidentificados.

O prazo de entrega é dia 12 de dezembro de 2014.